Como melhorar o Meio Ambiente

Veja como melhorar o Meio Ambiente. O meio ambiente é de responsabilidade de cada um de nós, e existem inúmeras atividades que podem ser feitas de forma simples, que irão trazer diversos benefícios para a natureza, de forma que tenhamos um planeta melhor para vivermos.

Para termos atitudes sustentáveis não é preciso de muita coisa, basta que implantemos alguns hábitos simples, mas que irão trazer grandes benefícios para o meio ambiente. A conscientização, nossa e do próximo com quem convivemos, é que irá transformar e mundo e melhorar o meio ambiente.

Segue abaixo algumas dicas que podemos adotar no dia a dia para podermos ajudar na preservação e melhorar o meio ambiente, para que possamos ter um mundo melhor para vivermos:

a)   Fazer uma Coleta Seletiva do Lixo – Realizar a coleta seletiva do lixo gerado é uma grande ajuda que pode ser dada ao meio ambiente. A medida que separamos o lixo reciclável (latas, garrafa pet, plásticos, papel e etc.) do lixo orgânico, além de ajudarmos a natureza a economizar diversos recursos naturais que serão reaproveitados para a fabricação de diversos itens, conseguimos reduzir em torno de 40% do lixo que será remetido para os lixões. Além disso, a coleta seletiva do lixo ajuda a diminuir o lixo das ruas o que acaba reduzindo a diminuição de sujeira, possibilidade de doenças e também do lixo acumulado em bueiros, o que diminui a possibilidade de enchentes. Para facilitar a coleta do lixo em sua casa, você pode separar o lixo seco do úmido, assim, você otimiza o espaço para coletar o lixo de forma seletiva.

b)   O Destino do Óleo de Cozinha – O óleo de cozinha utilizado para fazer os alimentos é um grande problema para o meio ambiente, pois quando o mesmo é derramado na pia ele causa entupimento dos canos, faz a retenção dos resíduos alimentares, atrai animais como ratos, baratas e insetos que são indesejados pelas pessoas. Quando o óleo atinge a tubulação e os rios, faz com que eles se tornem impermeáveis. Essa situação acaba impedindo que os raios solares penetrem e permitam que fitoplancton faça o processo da fotossíntese, e mantenha o nível de oxigênio da água, o que acaba gerando a morte dos rios. O óleo de cozinha deve ser guardado em garrafas pet, e encaminhado ao aterro sanitário dessa forma. Hoje em dia, existe tecnologia capaz de converter o óleo de cozinha usado em biodiesel e até mesmo em sabão em pedra.

c)   Evitar o Uso do Cloro em Limpezas – Na hora de fazer faxinas, as pessoas devem evitar o uso do cloro, pois este é um produto toxico quando lançado nas águas dos rios e mares. Uma possibilidade é substituir os produtos à base de cloro por vinagre, que é um produto biodegradável, e consegue exercer a mesma função sem causar danos tóxicos ao meio ambiente.

d)   Preservar a Água – Pode não parecer, mas a água potável é um, recurso natural limitado. Por isso é importante que criemos o habito de economizar e evitar o desperdício deste importante recurso natural. A economia de água pode ser feitas em atitudes simples, que passam despercebidas no nosso dia a dia: na hora em que lavamos o carro, quando lavamos a calçada, quando tomamos banho (basta fechar a torneira quando estamos nos ensaboando), quando escovamos os dentes e etc.;

e)   O Descarte de Pilhas e Baterias – As pilhas e baterias são repletas de elementos químicos que fazem mal a saúde das pessoas. Quando esses objetos são jogados no solo, existe a possibilidade de poluir o lençol freático, sendo esses elementos químicos conduzidos pela chuva. Atualmente, existem locais (farmácia, supermercados e etc.) que recebem as pilhas e as baterias para que os mesmos possam ser reciclados e transformados em chapas metálicas, tinta para azulejo e etc. Uma possibilidade sustentável é fazer o consumo de pilhas e baterias recarregáveis;

f)    Economize Energia Elétrica – A energia elétrica é um recurso esgotável, que utiliza recursos naturais para ser explorada, portanto procure economizar no consumo de energia elétrica usando:

  • Lâmpadas econômicas (que possuem maior durabilidade e economizam energia);
  • Usar aparelhos eletrônicos que possui o selo de PROCEL e do INMETRO;
  • De preferência ao ventilador ao invés do ar condicionado, pois este traz danos ao meio ambiente;
  • Não deixe os aparelhos eletrodomésticos no modo stand by;
  • Não deixe os carregadores de celular e computador conectados após recarregar os equipamentos.

g)   Adote as Ecobags nas Compras do Supermercado – No supermercado estamos acostumados a utilizar sacolas plásticas, que não são recicláveis e não são reaproveitadas. Essas sacolas quando são jogadas no lixo, podem durar 200 anos para serem consumidas pela natureza. Por isso, a adoção das Ecobags se torna uma solução sustentável para o meio ambiente, pois evita a fabricação e o uso das sacolas plásticas.

h)   Economia de Gás de Cozinha – no momento que você for cozinhar, tampe todas as panelas, essa atitude simples gerará uma economia de 70% do gás a ser utilizado, o que ajuda o meio ambiente;

i)     Uso de Papel Reciclado – na impressão dos seus trabalhos procure usar o papel reciclado e se preferência imprima dos dois lados da folha. A economia de papel preserva arvores que são a principal fonte de produção do papel;

j)    Cultive Plantas – as plantas são sinal de vida, e quando cultivadas em ambientes interiores elas ajudam a transforma o ambiente, dando cor e auxiliando na regulação da umidade, da temperatura e na purificação do ar;