Boas práticas para proteção da água

Boas práticas para proteção da água. Ações adotadas pelos municípios para proteção das águas estão compiladas em publicação.

A água é um recurso natural essencial à vida. O crescimento populacional, o desperdício e a falta de manejo adequado para esse recurso podem levar à sua escassez e a situações de crise. Nos dias atuais, a gestão sustentável da água é um desafio que se torna cada vez maior.

Visando estimular os municípios a adotarem estratégias de manejo sustentável da água, a Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio do Pacto das Águas, vinculado à Coordenadoria de Planejamento Ambiental – CPLA, selecionou 27 experiências bem-sucedidas relacionadas à proteção das águas em 24 municípios paulistas. Essas experiências foram escolhidas entre diversas outras encaminhadas por 92 municípios participantes e compiladas na publicação “Ações municipais para proteção das águas no estado de São Paulo”.

O material compõe uma estratégia de apoio do Governo do Estado de São Paulo à gestão municipal da água. Pretende-se, com a sua distribuição aos municípios e a disponibilização para download no portal do Sistema Ambiental Paulista, estimular o contato entre os municípios e a constante troca de experiências, sensibilizando os seus gestores e gerando um aprendizado conjunto no trato com a água. Assim, essas boas práticas podem ser multiplicadas e servir de inspiração para os demais municípios do estado.

Cada projeto é descrito com o detalhamento de seu objetivo, justificativa, metodologia adotada, resultados obtidos e esperados e ações futuras. O conjunto de experiências apresentadas demonstra a grande diversidade de ações que vêm sendo adotadas nos municípios paulistas para proteger as águas.